Hiposmia ou anosmia que é a diminuição ou perda do olfato respectivamente é uma complicação relativamente comum após uma infecção viral de gripe ou resfriado, mas pode ser mais específico no Coronavírus-19.
Tem-se aumentado os relatos de anosmia ou distúrbios olfatórios em pacientes que se infectaram com Coronavírus-19, independente da gravidade dos outros sintomas. A perda do olfato parece ser mais comum em pacientes com Covid do que em infecções virais comuns. Em muitos casos, pacientes reportam a anosmia sem associação com mais nenhum sintoma.
Para muitos, a percepção de anosmia é a perda de “sabor dos alimentos”. Embora seja pouco provável que o sabor seja afetado pelo coronavírus-19, a percepção do sabor dos alimentos é 80% contribuída pelo cheiro retronasal. À medida que mastigamos o alimento, os odores da comida entram em nossa cavidade nasal e contribui para percepção do sabor ( figura)
O que fazer se você tiver uma suspeita de perda de olfato e CoVid?
Se você tiver uma experiência recente de distúrbio do olfato, não hesite em contactar um especialista para receber as informações sobre o que fazer. Você será considerado com alta chance de apresentar uma recente infecção pelo Coronavírus-19, mas lembre-se que existem outras causas de anosmia; portanto, a infecção por CoVid não é o único problema.
Pratique a higiene das mãos e o distanciamento social.