Cuidado com infecções de ouvido se você é Diabético

Como a diabetes afeta a audição?

O nosso sistema auditivo é feito de artérias e veias muito finas. São elas que fazem a ligação entre o ouvido interno, o médio e o externo. Para os diabéticos, o tamanho destes canais é um grande problema. O excesso de açúcar circulando no sangue pode entupi-las, causando a má circulação do sangue no ouvido.

Portanto, o nosso sistema auditivo, assim como todos os órgãos do corpo humano, precisam de sangue para funcionar. Por esse motivo, a diabetes afeta a capacidade de ouvir da pessoa que tem a doença.

Além disso, estudos feitos no hospital de Newcastle demonstraram que a surdez causada pela diabetes também pode ter herança genética. Ou seja, se a sua mãe teve problemas auditivos diabéticos, as chances de você também ter são bem grandes.
Ainda, outro sintoma que pode surgir por causa da diabetes e que prejudicará a audição é a infecção no canal auditivo.
Portanto, podemos perceber que a diabetes pode causar o desenvolvimento da perda auditiva.

Como prevenir a perda auditiva em diabéticos?

Primeiro, é importante ressaltar mais uma vez que a diabetes é uma doença que precisa ser levada a sério e tratada o quanto antes. Assim como a perda auditiva, ela é muito ignorada nos sinais iniciais. Entretanto, as duas, se não forem tratadas, podem ser, sempre, prejudiciais à saúde.

Por isso, a melhor maneira de prevenir a perda auditiva é seguir o tratamento recomendado pelo o médico, manter hábitos de alimentação saudáveis e fazer o exame de audiometria para verificar se a sua audição está funcionando como deveria.
Dessa forma, além de evitar a perda auditiva, você também estará prevenindo outras complicações que poderiam surgir por causa da diabetes.

@dramilene.otorrino

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *