Sinusite Odontogênica

Resultado de imagem para CT ODONTOGENIC SINUSITISSinusite odontogênica maxilar a esquerda. A seta vermelha evidencia um abscesso periapical em 1 molar superior esquerdo como foco da sinusite.

Causas

A sinusite odontogênica tem como causas as doenças periodontais (gengivite, periodontite), caries, extrações dentárias, complicações de implantes dentários, traumas, dentre outras. Ocorre quando há uma ruptura da membrana que reveste o seio maxilar ( membrana de Schneider) ocasionando uma comunicação da cavidade oral com o seio. Os dentes molares superiores são os que mais apresentam relação com o maxilar, sendo os mais frequentemente envolvidos na doença da sinusite odontogênica.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas podem ser: dor facial unilateral, gotejamento posterior na garganta, obstrução nasal unilateral, hipersensibilidade no maxilar, odor desagradável na boca, após história de procedimento dentário ou infecção de dente.

Para auxiliar no diagnóstico deve ser realizado um exame de Tomografia Computadorizada dos seios da face que irá evidenciar sinais como espessamento do seio maxilar, perda óssea do assoalho, ruptura da membrana e alterações dentárias.

Tratamento

O tratamento envolve o uso de antibióticos e cirugia. A eliminação da fonte de infecção na sinusite odontogênica é absolutamente essencial para prevenir persistência dos sintomas. A cirurgia odontológica junto da cirurgia endoscópica nasal frequentemente se fazem necessária para eliminar todo o foco da infecção. A sinusite odontogênica é um fenômeno muitas vezes subdiagnosticado com mecanismos fisiopatológicos, microbiologia e tratamentos diferentes daqueles visto na Sinusite Crônica. É essencial uma equipe multidisciplinar para avaliar cada paciente individualmente e eliminar as fontes de infecção. Falha na identificação fontes odontogênicas de sinusite resultam em persistência dos sintomas e falha médica e cirúrgica intervenções