Garganta inflamada não é igual a antibiótico

A inflamação na garganta é uma resposta a algum tipo de infecção ou lesão de tecidos, acomete igualmente homens e mulheres, mas é mais comum entre jovens e criança pode ser causada por vírus ou bactérias que são transmitidas através do contato com as mãos, ao tocar o nariz, ou a boca, e tocar a outra pessoa, ou ao tocar em objetos, como maçanetas, telefone e brinquedos, causando a amigdalite ou faringite.

Na maioria dos casos, a inflamação na garganta melhora sozinha entre 3 e 5 dias e não precisa de tratamento com antibióticos.

Por isso, o uso desses medicamentos é indicado somente após avaliação e recomendação de um médico para prevenir complicações de infecções causadas por bactérias, como a presença de pus ou febre reumática.

Como saber se a garganta está inflamada?

Independente da origem da inflamação, além da dor e da típica vermelhidão local, podem estar presentes as seguintes manifestações:

-Febre Inchaço
-Dor de ouvido
-Inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço

Possíveis tratamentos

A estratégia terapêutica dependerá da causa da inflamação na garganta.
Na maioria das vezes ela se baseia em cuidados como repouso, boa hidratação —inclusive com a introdução de soro fisiológico— e dieta equilibrada, além do alívio de sintomas como febre e dor, por meio de antitérmicos e analgésicos. Quando há evidência clínica ou laboratorial de infecção bacteriana, o médico pode indicar o uso de antibiótico.

@dramilene.otorrino

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *