Pessoas com Rinite podem ter gato e cachorro em casa?

A rinite alérgica é definida como uma doença inflamatória da mucosa nasal, que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos e sensibilizados à alérgenos inaláveis como poeira doméstica, fungos, pólens, baratas e, inclusive, epitélios de animais.
Caracteriza-se por sintomas como espirros, coceira nasal, entupimento nasal e coriza, que aparecem com maior ou menor frequência e intensidade, o que determinará a necessidade de tratamento preventivo.
Mas, é possível ter um bicho de estimação mesmo tendo a rinite alérgica? A resposta é sim! Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados. Um bom começo para conviver com cães e gatos dentro de casa é escolher um pet de pelos curtos.
Depois, é recomendável arejar o quarto que você dorme e impedir que ele fique nesse ambiente e suba na cama. Além disso, também é importante evitar a aproximação da sua boca e seu nariz à pelagem do animal, mesmo que o pet esteja limpo.
A higiene ambiental diminui os sintomas e as crises dos pacientes alérgenos. Com certeza o tratamento deve ser complementado com medicamentos e/ou com imunoterapia específica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunoterapia com extratos alergênicos é a única forma de tratamento da rinite alérgica capaz de alterar a evolução natural da doença. Deve ser realizada por tempo prolongado por um período mínimo de 3 anos

O QUE PODE AJUDAR

Colocar capa de colchão e travesseiro com material impermeável
Trocar roupa de cama com frequência, lavando a mesma com água quente (maior que 55 graus)
Expor o colchão ao sol
Retirar carpetes dos ambientes, substituindo-os por piso de cerâmica, madeira ou vinil. Limpar o chão com pano úmido sem varrer
Retirar cortinas da casa, substituindo-as por persianas ou lavar as cortinas com frequência
Cobertores devem ser substituídos por edredons

Existem medidas que não envolvem diretamente o bichinho e que são importantes para prevenir a rinite alérgica, com isso você pode conviver bem com seus animais de estimação, Essas medidas são: evitar contato com pó e fumaça de cigarro, eliminar mofo e ácaros da casa, tapetes, carpetes, roupas de cama e manter pelúcias limpas. Também é aconselhado realizar a higiene nasal com soro fisiológico para manter a mucosa das narinas limpas, evitando que ocorra uma resposta inflamatória da mucosa contra alérgenos que entram no nariz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *