Sangramentos nasais (chamados epistaxe) são causados quando vasos sanguíneos no nariz se rompem. Sangramentos nasais são muito comuns e afetam muitas pessoas em algum momento de suas vidas.
Quais são os sintomas do sangramento nasal?
Existem duas categorias de hemorragias nasais. Os sangramentos nasais anteriores ocorrem quando o sangramento vem da frente do nariz e os sangramentos nasais posteriores ocorrem quando o sangramento se origina mais profundamente no nariz, geralmente onde a fonte do sangramento não pode ser vista sem exame. Sintomas comuns podem incluir:
-Os sangramentos nasais anteriores começam com fluxo de sangue através de uma ou ambas as narinas
-Os sangramentos nasais posteriores podem começar mais para trás no nariz e podem fluir pela garganta
Quais as causas de sangramento nasal?
A maioria dos sangramentos nasais começa no septo nasal, a parede que separa os dois lados do nariz. O septo contém vasos sanguíneos que podem ser facilmente danificados. A irritação de assoar o nariz ou raspar com a ponta de uma unha é suficiente para danificar os vasos e causar sangramento no nariz. Os sangramentos nasais anteriores também são comuns em climas secos, ou durante os meses de inverno, quando o ar seco desidrata as membranas nasais e aumenta a probabilidade de ruptura dos vasos sanguíneos.
- As causas de sangramentos nasais recorrentes ou frequentes podem incluir:
- Alergias, infecções ou ressecamento nasal
- Assoar o nariz vigorosamente
- Distúrbios genéticos ou de coagulação hereditários ( hemofilias, doença de von Willebrand)
- Medicamentos que alteram a coagulação do sangue
- Fraturas do nariz ou base de crânio
- Telangectasia hemorrágica hereditária, um distúrbio que envolve o crescimento de vasos sanguineos de forma frágil, com facilidade de se romperem
Quais as opções de tratamento?
É importante tentar determinar se o sangramento nasal é anterior ou posterior. Os sangramentos nasais posteriores costumam ser mais graves e quase sempre requerem cuidados médicos.
Sangramentos nasais anteriores – Quando se acredita que o ar seco é a causa do sangramento nasal, pode resultar em crostas, rachaduras e sangramentos. Isso pode ser evitado hidratando o nariz com soro fisiológico e utilizando algumas pomadas hidratantes na região do septo.
Siga estas etapas para parar um sangramento nasal anterior:
- Mantenha a calma ou ajude uma criança pequena a manter a calma. Uma pessoa que está agitada pode sangrar mais profusamente do que alguém que se sente seguro e apoiado.
- Sente-se e mantenha a cabeça acima do nível do coração.
- Incline-se um pouco para a frente para que o sangue não escorra para o fundo da garganta.
- Usando o polegar e o dedo indicador, aperte todas as partes moles do nariz.
- Mantenha a posição por cinco minutos. Se ainda estiver sangrando, segure-o novamente por mais 10 minutos.
Se o sangramento continuar depois disso, você deve procurar atendimento médico. Pode ser necessário uma cauterização do vaso sangrante, tamponamento ou outras técnicas.
Sangramentos nasais posteriores – mais raramente, um sangramento no nariz pode começar profundamente dentro do nariz e fluir pela parte posterior da boca e garganta, esteja o paciente sentado ou em pé. Os sangramentos posteriores do nariz diferem dos sangramentos anteriores porque a pressão direta na parte externa do nariz não interrompe o sangramento. É importante procurar atendimento médico imediato se o sangramento não parar para impedir a perda de sangue.
Sangramentos nasais posteriores são mais prováveis de ocorrer em pessoas mais velhas e em pessoas com cirurgia nasal ou sinusal prévia ou lesão no nariz ou na face. Geralmente, o tratamento inclui cautela e / ou tamponamento do nariz.
Quais as dicas para prevenção de sangramento nasal?
- Mantenha as unhas das crianças curtas
- Neutralize os efeitos do ar seco usando um umidificador.
- Use soro fisiológico para umedecer a mucosa do nariz.
- Parar de fumar. Fumar seca o nariz e o irrita.
- Não assoe o nariz após a interrupção do sangramento inicial.
- Não force nem se abaixe para levantar algo pesado após a interrupção do sangramento inicial.
- Ligue para o seu médico se o sangramento persistir
Gostou das informações? Comente abaixo se possui alguma dúvida sobre o tema.