Saiba mais sobre as cores da secreção do seu nariz

A secreção nasal, também conhecida como muco ou catarro possui várias cores e motivos para essas variações.
Gripes e resfriados deixam muco mais verde ou amarelo

Quando está transparente, o catarro é composto basicamente de água, restos de células e proteínas, isso significa que está saudável e é mais comum em tempos frios. No entanto, diversos fatores podem aumentar a produção de muco, além de alterar sua consistência e sua cor. Eventualmente, as secreções nasais podem ser mais espessas, com odor forte ou com alguma tonalidade esverdeada ou amarela, ou até mesmo com raias de sangue quando o paciente apresenta resfriados, infecções, sinusites e etc..

E estas mudanças podem ocorrer em função da presença de microrganismos e infecções no organismo. O muco com tons esverdeados ou amarelados é comum em casos de gripe e resfriado, enquanto as cores marrom e vermelha costumam ser resultado da mistura do catarro com sangue. Já cores mais escuras podem ser causadas pela intensa poluição ambiental ou pelo consumo de cigarros.

A falta de hidratação do corpo, em especial, do sistema respiratório também pode tornar o muco nasal mais espesso e escuro. Neste caso, além de beber mais água, fazer a higiene nasal pode ser útil. A lavagem nasal com soro fisiológico em temperatura ambiente pode ajudar a fluidificar o catarro, facilitando a higiene e sua eliminação.
Sintomas e cor do catarro podem indicar a presença de problema respiratório

A cor pode ser resultado também de alergias ou até mesmo de corpos estranhos na fossa nasal, o que é mais frequente entre as crianças. É preciso ficar atento a outros sintomas associados e procurar um otorrinolaringologista, antes de iniciar um tratamento por conta própria.

@dramilene.otorrino

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *