A Rinite Alérgica é uma alergia respiratória, que compromete pelo menos 30% da população mundial. Os sintomas da rinite são: nariz entupido, coriza, espirros e coceira, que aparecem com frequência no nariz, garganta e olhos.
Ela também pode levar a complicações como infecção nos ouvidos, sinusites, roncos noturnos, respiração bucal e alteração na posição dos dentes que ficam para frente (devido à respiração bucal).
Um dos novos conceitos apresentados pelo Aria (sigla em inglês para Rinite Alérgica e seu Impacto sobre a Asma), projeto desenvolvido em colaboração com a OMS, revolucionou o modo como a asma e a rinite são vistas, tratadas e definidas. Hoje, pode-se afirmar que ambas caminham juntas.
Todo paciente com Rinite Alérgica deve ser questionado sobre a presença de sintomas de asma, e o inverso também é verdadeiro. Rinite e Asma decorrem de um processo inflamatório na mucosa (camada de pele que reveste nossos órgãos por dentro), atingindo tanto a parte nasal, como a das vias aéreas inferiores (brônquios).
Estudos apontam que 70% dos asmáticos podem apresentar sintomas de rinite alérgica, enquanto 30% a 50% dos pacientes com rinite desenvolvem os sintomas da asma. O recomendado é que o paciente trate a rinite para ter ampliadas as respostas do tratamento da asma.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DA ASMA E DA RINITE ALÉRGICA?
• Alérgenos inalatórios (ácaros, fungos, polens e epitélio de animais) e fatores irritantes.
• Infecções virais e as rinossinusites.
• Atividade física (asma induzida pelo exercício).
• Doença do refluxo gastresofágico.
• Alguns medicamentos.
ALGUMAS SUBSTÂNCIAS NÃO ALERGÊNICAS TAMBÉM DESENCADEIAM ASMA, POIS SÃO IRRITANTES À MUCOSA DAS VIAS AÉREAS:
• Os poluentes do ar, tais como a fumaça de cigarro, fumaça da combustão da madeira (fruto das queimadas, muito comuns em nossa região);
• Exposição ocupacional a alérgenos e substâncias irritantes nasais;
• Substâncias irritantes com odores fortes, tais como perfumes, produtos de limpeza da casa, tintas, etc.
O tratamento se baseia em três pilares: controle ambiental, controle das crises e no tratamento de manutenção.
Em relação com controle ambiental, orientamos que não se fume em casa, que os ambientes sejam limpos e arejados, evitando o acúmulo de poeira e umidade (devido aos fungos).
Feito o diagnóstico, o que se deseja é evitar as crises, usando o tratamento medicamentoso preventivo, que é a base do tratamento da rinite alérgica e da asma. Há também a Imunoterapia (vacina contra alergia), recomendado para casos específicos.
QUAIS OS OBJETIVOS NO CONTROLE DA ASMA BRÔNQUICA?
• Evitar crises, idas à emergência e hospitalizações;
• Permitir atividades normais – trabalho, escola e lazer;
• Manter a função pulmonar normal ou a melhor possível;
• Reduzir a necessidade do uso de broncodilatador para alívio dos sintomas;
• Prevenir a morte.
Teste Cutâneo (Prick Test) – Teste de Alergia
No consultório realizamos o teste cutâneo alérgico apenas para alérgenos inalatórios, para investigação de Rinite Alérgica e Asma Brônquica.
É um método diagnóstico seguro e indolor. Pode ocorre algum desconforto devido ao prurido (coceira) na área testada. Na maioria das vezes é realizado no antebraço após higiene local com algodão e álcool.
O resultado é obtido em 15 a 20 minutos e a reação positiva consiste na formação de uma pápula vermelha, semelhante à uma picada de mosquito.
É necessária a interrupção de medicação antialérgica 5 a 7 dias antes do teste, não havendo impedimento para uso de medicação tópica nasal (casos de Rinite) ou inalatória (casos de Asma).
DICAS DE HIGIENE AMBIENTAL CONTRA ALERGIAS
A poeira de casa (doméstica) é formada por uma mistura de descamações de pele humana e de animais (cão e gato), seres vivos como os ácaros, fungos, dejetos de baratas, etc, são os alérgenos inalatórios, os principais causadores de alergias respiratórias. Para os que já possuem alguma tendência à alergia, sua casa requer alguns cuidados especiais.
Entretanto, cerca de 30% dos pacientes com rinites inflamatórias (não infecciosas), apresentam quadro de Rinite Não Alérgica, porém os cuidados com o ambiente devem ser os mesmos indicados para os Alérgicos.