Otite é a inflamação do ouvido que pode ter causas bacterianas, virais ou por fungos.
COMO IDENTIFICAR?
Os sintomas variam de acordo com o tipo de otite. Os sintomas mais evidentes são diminuição da audição, dor local, podendo ocorrer febre. O exame de otoscopia, realizado pelo otorrino, visualizando o canal auditivo e a membrana timpânica ajudarão no diagnóstico. Abaixo temos os 3 principais tipos de otite:
OTITE MÉDIA
Ocorre quando há acumulo de liquido no ouvido médio- atrás do tímpano, onde deveria ter apenas ar. Esses fluidos costumam a aparecer após quadro de gripe, resfriado, sinusite. Com o acúmulo de liquido, pode haver proliferação de vírus e bactérias. Ela costuma acontecer mais em bebês e crianças, mas adultos também são susceptíveis.
A depender da causa da infecção (se bacteriana ou viral), a condição pode ser tratada com o uso de medicamentos tópicos ou comprimidos. O diagnóstico deve ser feito por um médico e não é recomendado o tratamento por conta própria.
OTITE EXTERNA
A otite externa ocorre principalmente por conta de água que entrou no ouvido e não saiu ou traumas e manipulação excessiva do conduto auditivo. Nesse caso, a inflamação ocorre na porção externa do ouvido, como o pavilhão auricular ou o meato acústico externo. A forma de detectar esse tipo de otite é a sensação de ter água no ouvido e o abafamento de sons.
É importante que o paciente não tente resolver o problema com o uso de cotonetes ou outros objetos que podem perfurar o tímpano e causar um estrago ainda maior.
OTITE INTERNA
A otite interna atinge os canais internos do ouvido (cóclea e canais semicirculares), que são responsáveis pelo equilíbrio. Qualquer inflamação nessa região pode causar vertigem, tontura e outros sinais comuns da labirintite. Por ser considerada outro tipo de doença, requer acompanhamento médico para que seja tratada.
COMO PREVENIR?
Não introduzir nenhum corpo estranho no ouvido. Também devemos manter os ouvidos longe de umidade, sempre os deixando secos após o banho. Para as otites médias a prevenção é a mesma em relação a gripes e resfriados. Vacinas contra gripe também auxiliam na prevenção.
Escreva seu comentário sobre o assunto!