Cefaleia Rinogênica – Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu dor de cabeça ao menos uma vez na vida. Esta dor chata pode ter várias causas e uma delas é nasal. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a dor de cabeça é considerada umas das 20 dores mais impactantes que alguém pode ter.
“a dor de cabeça é mais conhecida entre os médicos como cefaleia. E quando a dor é persistente e recorrente há inúmeras causas a serem investigadas antes de iniciar o tratamento”.
Cefaleia Rinogênica
Existe um tipo de dor de cabeça chamada cefaleia rinogênica. O nome que esse tipo de dor de cabeça recebeu é por ser de origem de problemas nasais. Normalmente a causa desse problema fica localizada na região da face, mais precisamente na região nasal, ao redor dos olhos e frontal.
Esse tipo de cefaleia costuma ser confundida com sinusite. E é por este exato motivo, que o diagnóstico precisa ser feito com eficácia e corretamente, pois o tratamento da cefaleia rinogênica é muito diferente de uma sinusite.
Otorrinolaringologista é o médico especialista para esse diagnóstico
Justamente por ser facilmente confundido com sinusite, outra doença que o otorrino trata, esse tipo de enfermidade, deve ser tratada por um otorrinolaringologista. Essa especialidade médica tem os conhecimentos necessários para distinguir uma doença da outra e oferecer o tratamento mais adequado.
A Cefaleia Rinogênica costuma ser causada por grandes desvios de septo ou cornetos médios bolhosos. O diagnóstico pode ser feito através da história clínica e do exame otorrinolaringológico.
E como tratar a Cefaleia Rinogênica?
Na maioria dos casos a cirurgia para a correção do septo pode ser a solução, pois a principal causa da cefaleia rinogênica é o desvio do septo nasal. Quando o desvio é acentuado, há um contato entre as estruturas no interior do nariz. Isso leva a um processo inflamatório que resulta na dor. “mais de 20% da população brasileira sofre deste tipo de desvio nasal”.
A dor por cefaléa rinogênica requer um tratamento específico. Além disso, o tratamento errado pode prejudicar ainda mais o paciente. “A automedicação, ou seja, sem orientação médica, na tentativa de aliviar a dor é prejudicial e pode, muitas vezes, levar o paciente à quadros mais graves, pois pode esconder sintomas mais sérios. A dor de cabeça, apesar de comum, é um problema sério e requer atenção em todos os casos. Consulte sempre um otorrino para realização de diagnóstico correto. Sua saúde agradece.