A doença do Beijo

O que é a doença do beijo?
A doença do beijo, também conhecida como Mononucleose Infecciosa, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV) pertencente à família do herpes, chamado de Herpesvírus 4. Ele pode ficar alojado no organismo durante muitos anos de forma silenciosa, sem se manifestar, ou, devido a alguma imunodeficiência, pode levar o indivíduo a sentir os sintomas.
Esta patologia foi descrita pela primeira vez em 1920.

Essa condição é chamada de doença do beijo porque é transmitida majoritariamente pelo contato direto com a saliva de um indivíduo que tenha a doença, além do contato com objetos dessa pessoa. Outra forma de transmissão da doença do beijo é por meio da transfusão de sangue.

O EBV é um vírus bastante comum, onde grande parcela da população adulta já foi infectada por ele em algum momento de sua vida.
A doença do beijo é bastante comum em indivíduos entre 15 e 30 anos e, uma vez que tenha sido infectado com o vírus Epstein-Barr, o paciente fica com ele por toda a vida. Mesmo sem apresentar os sintomas da mononucleose, ele acaba sendo capaz de transmitir a doença para outras pessoas, dependendo de certos fatores.
Após a infecção inicial, o VEB, como outros herpesvírus, permanece no organismo, principalmente nos glóbulos brancos do sangue, durante toda a vida. Deste modo os infectados podem eliminar o vírus periodicamente na saliva. É muito provável que eles infectem outras pessoas durante a eliminação do vírus, o que não causa sintomas.
O período de incubação do VEB varia de 30 a 50 dias.

Algumas complicações que podem surgir com a Mononucleose Infecciosa é o aumento do baço, que caso se rompa traz risco à vida. Outras complicações muito RARAS incluem convulsões, danos aos nervos, anomalias comportamentais, encefalite, meningite, anemia e bloqueio das vias respiratórias pelos linfonodos aumentados.

Atualmente, acredita-se que o vírus causador da mononucleose seja um fator de risco para outras condições de saúde, como o lúpus e a diabetes.

Quais os sintomas da doença do beijo?
Entre os sintomas da doença do beijo, podemos destacar:

– inflamação e dor na garganta;
– febre;
– mal-estar;
– dor de cabeça;
– fadiga e cansaço;
– calafrios;
– náuseas e vômitos;
– tosse;
– perda de apetite;
– inflamação dos gânglios do pescoço;
– dores musculares; e
– aumento do fígado e do baço.

Como é o tratamento da doença do beijo?
Embora a mononucleose não tenha um tratamento específico, tem cura e desaparece após uma ou duas semanas. O único tratamento recomendado inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios para aliviar os sintomas. Por isso, quando o vírus faz com que a pessoa apresente os sintomas de mononucleose, é preciso tratar os sintomas em si, tomando medicamentos que aliviem a febre e a dor de garganta, por exemplo.

Quais são as dicas para evitar o problema?

Como a doença é transmitida pelo beijo, a principal dica é evitar beijar pessoas desconhecidas. Para uma melhor prevenção, é preciso higienizar sempre as mãos e também é indicado evitar locais com muita gente e o contato com pessoas com sintomas gripais.

👩‍⚕ Dra Milene Lopes Frota
▫ Otorrinolaringologista
▫ dramilenefrota.com.br
▫ Av. Raja Gabáglia 2000, Torre 2, salas 505/506
▫ Luxemburgo – BH/MG / WhatsApp: (31) 99839-6075

#otorrino #BH #dramilenefrota #médica #Doençadobeijo #epstein-barr

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *