Água no ouvido, quando e como se livrar?

A sensação de água no ouvido é muito comum, e pode acontecer quando tomamos banho, entramos na piscina ou ao visitar o cabeleireiro. Por exemplo, quando mergulhamos, a água tem pressão para entrar no conduto auditivo, mas não tem pressão suficiente para sair.
Em algumas situações, quando temos excesso de cera no ouvido, essa cera pode obstruir a passagem da água que entrou, causando a sensação de água no ouvido. Ou essa sensação pode ser porque entrou só a água mesmo, sem obstrução por cerume.

Se o problema for a cera é preciso retirar essa cera para que a água consiga sair. Nesse caso o ideal é procurar a ajuda de um otorrinolaringologista, já que, conforme contamos aqui, o uso de hastes flexíveis pode empurrar essa cera mais para o fundo, causando um dano ainda maior.

Chacoalhar pode funcionar!
Porém, se o problema for a presença de água no ouvido, cuidado com as dicas que ouvimos por aí. Inicialmente, podemos chacoalhar levemente a cabeça, a fim de facilitar a saída da água.
O importante é o acompanhamento frequente com otorrinolaringologista, especialmente quem pratica atividades aquáticas e antes de viagens. Vale lembrar que apenas um médico tem o conhecimento e instrumentos necessários para saber diferenciar os dois casos, então, na dúvida, consulte um médico.

Algumas pessoas sofrem mais com problema de acúmulo de água no ouvido. Isso porque a orelha tem um conduto tortuoso, ou seja, normalmente ele não é reto. Se a tortuosidade for grande, pode predispor ao acúmulo de cera e/ou de água, e isso pode acontecer mais de um lado do que de outro.
Se a pessoa perceber que está acumulando água com frequência no ouvido deve procurar um médico, bem como nos casos em que a região estiver muito ressecada. Entrar água no ouvido é normal, por isso o organismo produz a cera, uma proteção natural. Além de proteger, o cerume hidrata, impermeabiliza e impede a entrada de bichinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *